sábado, 28 de março de 2009

Sacolas retornáveis: moda e sustentabilidade


Com o propósito de reduzir o uso das sacolas plásticas, um dos grandes vilões do meio ambiente, surgiu uma nova moda: Sacolas Retornáveis.


Cerca de 500 bilhões de sacolas plásticas são produzidas, por ano, em todo o mundo. Essas levam em média 100 a 200 anos para se decomporem nos aterros sanitários e até 1000 anos para se degradarem nos elementos básicos. Visto isso, empresas, cuja responsabilidade social faz parte da política, estão buscando meios de reduzir o consumo dessas sacolas. A solução encontrada vem caindo no gosto do consumidor. As sacolas retornáveis que foram lançadas em 2008 no intuito de reduzir em até 50% o uso das plásticas até 2013.

O sucesso é tanto que as “ecobags”, como também são conhecidas, chegaram, por exemplo, a rede de supermercados Wal-Mart em maio do ano passado e eles divulgaram recentemente que somente nos estados de São Paulo e Curitiba em apenas 4 meses mais de 150 mil sacolas foram vendidas. Uma funcionária de uma das lojas da rede informou que a procura está realmente grande. Ela sinalizou ainda que as pessoas não estão usando-as só para fazer compras, como também levam à praia, escola, usam em viagens, enfim, a moda está mesmo pegando e independe do sexo, idade ou profissão.
A professora Renata Souza é uma das aderentes à moda. Ela utiliza sua sacola retornável para carregar livros. Já o aposentado Benedito Costa usa a sua ecobag para fazer compras, porém ainda utiliza também as sacolas plásticas.
Nas lojas Bompreço as sacolas retornáveis estão sendo comercializadas a R$ 2,28 e para cada cliente que não utiliza a sacola plástica, eles estão dando um desconto de R$ 0,03 a cada cinco itens comprados. O desconto faz parte de um programa chamado “Cliente Consciente Merece Crédito” e o valor do desconto, é segundo eles o valor correspondente ao custo unitário de cada sacola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário