terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Geronimo faz show de graça toda terça-feira no Pelourinho



Lotada. É assim que fica a Escadaria do Passo, no Pelourinho, toda terça-feira à noite. Motivo? Show de Geronimo e a banda Mont´Serrat.

Há aproximadamente oito anos o cantor e compositor Geronimo faz, gratuitamente, um show para baiano e turista nenhum botar defeito. Com direito aos seus maiores sucessos e canja de artistas consagrados, o músico ainda dá oportunidade a novos talentos da música baiana, independente do estilo musical.

Os shows começam por volta das 19:30h e terminam ás 22:00h em respeito a lei do silêncio. O projeto, intitulado “Geronimo Pagador de Promessas” acontece durante todo o ano, exceto na terça de carnaval e é realizado por conta própria. O músico não recebe nenhum tipo de apoio governamental ou empresarial. Com sua irreverencia, característica marcante do cantor, ele já chegou a perguntar no meio do show se alguém conhecia o secretário de cultura, para avisá-lo sobre sua existência e a do seu projeto.

O famoso Centro Histórico de Salvador recebe turistas durante todo o ano e é vendido ao mundo inteiro como um centro cultural. Acontece por lá eventos o ano todo realizados pelo programa Pelourinho Cultural, uma parceria da Secult - Secretária de Cultura do Estado e do IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. O programa foi criado desde 2007 com a perspectiva de democratizar o acesso e a produção de cultura no Pelourinho.

Quando o programa começou o projeto de Geronimo já existia e, portanto deveria ser apoiado pelo mesmo, mas isso não acontece. Para que “Geronimo Pagador de Promessas” faça parte do programa, o músico teria que passar o projeto para o papel e levá-lo ao IPAC para ser analisado e então, caso aprovado, passar a fazer parte do programa.
Se o intuito do Pelourinho Cultural é produzir cultura gratuita para atrair mais visitantes ao Centro Histórico, creio que nesse caso esse protocolo poderia ser quebrado. Basta que um membro do programa vá numa terça-feira a noite a Escadaria da Igreja do Passo para visualizar a quantidade de pessoas que Geronimo e a banda Mont´Serrat atrai, que logo se dariam conta que o projeto dispensa burocracias.

Fica aqui a sugestão. Um projeto que há mais de sete anos vem oferecendo cultura gratuita a turistas e baianos não pode ficar sem assistência da Secult, pois se acabar vai fazer muita falta. Que o digam os vendedores ambulantes, os catadores de latinhas, o pessoal da limpeza (que Geronimo paga para varrer a escadaria) e principalmente, o público.



Um comentário:

  1. Sou Paulistano mas filho de baiano. Estive no ano passado em Salvador pela primeira vez e fui até a escadaria da promessa ver esse show do Gerônimo, até então artista desconhecido por mim, e achei sensacional! Música de qualidade e um ambiente bem tranquilo, além de muito bonito.

    ResponderExcluir